Jul19
Uma empresa formal
Infelizmente é algo normal para o ramo joalheiro a falta de informação do público consumidor quanto a teor de metal, tipos e qualidade de gemas e dos serviços existentes. E o que mais preocupa é que a falta de conhecimento dos consumidores e adoradores de joias abre margem para pessoas que se intitulam profissional da área a praticar atos ilícitos e colocar em risco o seu patrimônio financeiro ou frustrar seu sonho de ter uma joia autêntica e de qualidade. Também deve-se considerar a pouca instrução que a maioria dos profissionais do ramo joalheiro local tem em decorrência da ausência de instituições educacionais, bem como maior atuação dos órgãos regulamentadores na fiscalização de padrões dos serviços prestados e formação profissional adequada.
A frente do exposto acima, a Sobri sempre em busca de impulsionar o ramo, assim como auxiliar profissionais em melhores performances, criou a Escola Sobri, que tanto ensina a arte da ourivesaria prática, como suporte técnico e comercial. Utilizando de sua experiência, tanto em ourivesaria, como no empreendedorismo, auxilia e estrutura novas marcas para o mercado.
Para o profissional de produção é necessário mais que habilidade com as mãos, é necessário conhecimento técnico para manipulação e manuseio com os diversos metais e suas fórmulas químicas, composição física e entendimento geométrico. O profissional de criação, não somente de estética e design, é preciso se desenvolver com habilidades de pesquisa e desenvolvimento, para conhecer e bem escolher os diversos tipos de material utilizados e suas adequações. O setor comercial, além de desenvoltura comunicativa, precisa conhecer as técnicas que a arte de produzir uma joia aborda, suas possibilidades e principalmente entender seu papel não apenas como vendedor e sim como consultor de um negócio cujo produto é altamente valorizado, de consumo inteligente, consciente e grande relevância emocional.
As empresas do ramo, não importa o segmento de mercado que atenda, deve investir em “compliance” um modelo de governança profissional a fim de ter um negócio sustentável e controlado, comprometer o pessoal com os objetivos e metas, cuidar com a boa formação técnica desta equipe, melhoria contínua do conhecimento de mercado, treinamento dos times.
Em relação aos materiais utilizados na joalheria, é imprescindível que estes tenham boa procedência, processo químico que assegure a qualidade das ligas, isto é, os materiais que compõe a mistura que transforma o metal puro para o padrão comercial, exemplo, ouro 18K, e garante manipulação adequada dos processos produtivos e garantia de qualidade. Apesar de ser um material de certa forma facilmente reciclável, e ou reutilizável, não é possível fazê-lo de forma simplificada sem auxílio de um profissional específico e práticas químicas confiáveis. Sem falar do mercado informal, clandestino e altamente arriscado que existe em muitas localidades, os quais são adquiridos de forma duvidosa, e muitas vezes incoerente com devido teor e valor. Quanto as gemas, como todos sabem, existem grande variedades no mercado, porém nem todos os profissionais do ramo de joias tem habilidade técnica específica para avaliação, a grande maioria possui dificuldade em reconhecer os padrões de qualidade e preço, portanto, muito importante que esta avaliação seja feita por um profissional qualificado e habilitado para reconhecer as características da gema e poder precificar de forma correta.
O comprometimento de uma empresa do setor joalheiro vai muito além de uma joia bonita e esteticamente perfeita. É imprescindível o conhecimento técnico e formal de todo o funcionamento da cadeia, desde os suprimentos até a comercialização, assim como a responsabilidade com a evolução e melhoria tanto do material humano como tecnológico.
É valido lembrar que o marketing deste tipo de negócio, por se tratar de um ramo cujos produtos em toda a cadeia ser de grande valorização, tem que ser feito com ações dirigidas ao segmento de mercado que atende, desaconselhável a divulgação em massa, principalmente quando se trata de produção e distribuição.
Diante de todo o conteúdo exposto neste texto, a Sobri Joias há 20 anos vem se aperfeiçoando em todos os quesitos, habilidades técnicas, tecnologia de produção e tratamento de metais, avaliação e reconhecimento de gemas e pedras preciosas, gestão comercial e gestão empresarial, bem como levar ao mercado empreendedor do setor joalheiro alta consciência e ações para que o mesmo se desenvolva de forma segura e principalmente qualitativa.