Cuidados com sua joia
Cuidados do dia a dia
- Ao fazer serviços manuais mais pesados evite usar anéis. O metal pode arranhar e as pedras, inclusiva os diamantes, podem quebrar.
- Cosméticos, perfumes, remédios e produtos químicos não podem estar em contato com suas joias. Elas alteram a cor das pedras e metais.
- Não use joias na praia ou piscina. Os produtos presentes na água, o sol e demais fontes de calor também podem danificar as peças.
- Para ter certeza da autencidade da sua peça, procure um profissional para fazer a comprovação do teor do metal. No Brasil se usa ouro 18k ou 750.
Como limpar suas joias
- Peças de ouro e prata, sem pedras, ficam mais brilhantes quando deixadas de molho por alguns minutos em mistura de água e bicarbonato de sódio e enxaguadas em água pura.
- Lave as peças com pedras preciosas em água morna e detergente neutro usando uma escovinha macia. Enxágue e mergulhe álcool (exceto esmeraldas). Deixe secar sobre lenços de papel.
- Para peças com esmeraldas utiliza sabão neutro e água fria destilada. Lave-as delicadamente, enxágue e seque sem esfregar.
- Peças com corais readquirem seu brilho quando friccionada com algodão embebido em terebintina.
- Peças com turquesa, opala e ágata não devem ter contato com água ou óleo. Limpe -as com flanela ou camurça. A turquesa também pode ser limpa com um pouco de álcool.
- Limpe as peças com pérolas e madrepérolas (após o uso) com flanena ou algodão secos para eliminar resíduos de cosméticos e suor. Também podem ser usados sabão neutro e água fria destilada, sem deixar de molho. Porém, não é indicado lavar pulseiras ou colares de pérolas, pois o fio de seda enfraquece com a umidade.
- Peças de prata podem escurecer por causa do ácido úrico. Algumas pessoas apresentam maior concentração desse ácido no organismo, portanto, as joias utilizadas por tais pessoas tendem a escurecer mais facilmente. Para as peças voltarem à cor original basta ir até um profissional para fazer um polimento.
- Nunca ferva suas joias com detergentes, o calor e o produto químico são prejudiciais às peças.
Como guardar
- Guarde pérolas, esmeraldas e madrepérolas em locais mais arejados e nunca envolvidas em sacos plásticos.
- Guarde as joias separadas umas das outras por veludo ou flanela macia para não riscarem.
- Arrume as correntes e pulseiras com cuidado especial para que não fiquem emaranhadas e arrebentem.